A correta instalação é o primeiro passo para minimizar a necessidade de manutenção frequente. É crucial escolher um local que favoreça o escoamento de água da chuva, permitindo a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos. Também é fundamental evitar a proximidade de árvores ou arbustos que possam ocasionar sombreamento ou acúmulo de detritos.
A manutenção preventiva consiste em uma limpeza periódica dos painéis solares. Dejetos de aves, folhas, galhos, poeira e poluição podem comprometer a eficiência dos painéis solares, podendo ocasionar perdas de até 25% na geração de energia. A chuva naturalmente realiza parte dessa limpeza, no entanto, uma limpeza manual é necessária ao menos uma vez ao ano, ou a cada seis meses em regiões com baixa incidência de chuva, ou alta poluição.
A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica basicamente se resume a uma boa limpeza periódica dos painéis solares e tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema.
Folhas, galhos, fuligem, dejetos de aves e outros pequenos animais, poluição, poeira, além de outros tipos de partículas presentes no ar e orvalho.
A sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas dos módulos solares pode reduzir a efetividade do painel, comprometendo a produção de energia e causando perdas de até 25% da geração.
O acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode ocasionar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e causar corrosão nos painéis, reduzindo sua vida útil, que normalmente é de 25 a 30 anos.
A chuva já faz boa parte da manutenção do sistema solar fotovoltaico, lavando frequentemente a superfície dos módulos. No entanto, uma limpeza manual periódica é necessária.
A limpeza manual do sistema de energia solar não exige mão de obra especializada, podendo ser realizada pelo próprio usuário, seguindo alguns critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante.
A principal regra de segurança é realizar a limpeza apenas quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.
É recomendável limpar os módulos solares uma vez por ano, ou a cada seis meses, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local, que vão causar maior ou menor acúmulo de sujeira sobre as placas.
Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente.
Para que a limpeza não prejudique o sistema é aconselhável utilizar apenas água e um pano limpo ou uma esponja limpa com cerdas macias.
Por questões de segurança, não deve ser utilizado nenhum produto químico, abrasivo, item perfurocortante ou pressurizador com jato direto, para evitar danos à superfície dos módulos solares.
Não se apoie ou empregue força sobre os painéis solares. A limpeza do sistema deve ser feita suavemente e, de preferência, do chão, por meio de um acessório longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos.
A manutenção preditiva envolve a inspeção visual periódica para identificar possíveis danos nos painéis, como arranhões, manchas, rachaduras e indicativos de quebra. Monitorar o desempenho do sistema solar, analisando a variação da potência pico e o total de energia produzido em diferentes condições climáticas, é crucial para verificar o desempenho do sistema.
Em caso de persistência de baixo rendimento mesmo após a realização das etapas de manutenção preventiva e preditiva, é necessário buscar a assistência técnica especializada. A Kuara Energy oferece serviços de suporte técnico e diagnóstico profissional para garantir o ótimo desempenho do seu sistema solar.