A maior usina hidro-solar do mundo entrou em operação na China nesse domingo (25/06). O projeto, instalado na aldeia de Kela, na província de Sichuan, conta com 1.000 MW de capacidade instalada em sua primeira fase, atingindo produção anual de dois bilhões de quilowatts-hora (kWh). O empreendimento combina a geração de energia solar fotovoltaica com a produção de uma hidrelétrica.
A primeira fase foi concluída com a instalação de 523,1 MW em painéis solares da Astronergy. De acordo com o proprietário do projeto, a usina de energia solar Kela está localizada no planalto oeste de Sichuan, com a maior altitude de 4.600 metros.
Portanto, o empreendimento é constantemente afetada por condições climáticas extremas, como ventos fortes, nevascas e congelamento, o que exige muito da confiabilidade e durabilidade dos módulos fotovoltaicos.
Conforme a Astronergy, a usina pode ajudar a reduzir o uso de 600.000 toneladas de carvão padrão anualmente e reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 1,6 milhão de toneladas.