A China detém o maior mercado do mundo de veículos elétricos. Dos 26 milhões de carros eletrificados circulando no mundo em 2022, 10,7 milhões estavam no país asiático, uma participação de 40% no total da frota, mostram dados da Agência Internacional de Energia (IEA). Ao contrário da maioria dos países, esse mercado não é abastecido pelas tradicionais marcas ocidentais, mas por fabricantes locais.
Conforme levantamento da plataforma Electric Vehicle World Sales Database, 15 companhias chinesas constaram no ranking das 25 líderes globais de vendas de carros elétricos do ano passado.
A lista é composta por empresas estatais, startups de capital aberto, joint-ventures com montadoras internacionais e uma única fabricante estrangeira com permissão para produzir no país.
Conheças as principais marcas de carros elétricos da China:
BYD
A BYD superou a Tesla em 2022 e tornou-se a marca de veículos elétricos mais vendida do mundo, com 1,8 milhões de unidades, incluindo também modelos híbridos. A empresa detém uma participação de mercado de 30% na China, com pelo menos 25 modelos diferentes disponíveis para comercialização.
SAIC-GM-Wuling
A SAIC-GM-Wuling é uma joint-venture entre chinesa SAIC e a General Motors (GM) em 2002. A empresa é especializada na produção de miniveículos elétricos, uma opção popular e acessível no mercado da China. Esse modelo de carro correspondeu a quase 20% do total das vendas de eletrificados no país em 2022.
Tesla
Em 2018, a Tesla se tornou a primeira empresa automotiva estrangeira com permissão de fabricar carros na China sem um parceiro local e, até momento, segue como a única companhia com esse privilégio.
Em 2022, a operação chinesa produziu 711 mil veículos elétricos, o equivalente a 52% da fabricação global da marca. No ano passado, a Tesla vendeu 1,3 milhões de unidades no mundo.
Geely
Originalmente uma fabricante de refrigeradores, a Geely redirecionou os negócios para o setor automotivo na década de 1990. Em 2010, o grupo adquiriu a Volvo. A companhia ainda participa de uma joint-venture com a Mercedes-Benz chamada Smart Automobile. Em 2022, veículos elétricos representaram 30% do total das vendas da companhia.
GAC Aion
A unidade de veículos elétricos do GAC Group, iniciou as operações em 2011 e registrou uma forte ascensão nos últimos anos, vendendo cerca de 80 mil unidades somente no primeiro trimestre de 2023. Boa parte desses produtos comercializados são direcionados para negócios de locação e transporte de passageiros do próprio do grupo.
Chery
Uma companhia estatal chinesa, a Chery foi fundada em 1997 e iniciou a exportação de carros em 2001, acumulando mais de 2,4 milhões de vendas externas, cerca 20% do total do país no período. A atuação da empresa no setor de eletrificados começou em 2010. Em 2022, a Chery vendeu mais de 220 mil veículos elétricos.
Changan
Também uma companhia estatal, a Changan iniciou atividades em 1862 como uma fabricante de armas e fornecedora de equipamentos militares. Em 1957, a empresa produziu seu primeiro veículo, uma espécie de “jeep” chinês.
Somente na década de 1980, a companhia tornou-se uma fabricante de carros civis. O primeiro veículo elétrico foi lançado em 2015. Recentemente, a Changan lançou duas marcas de eletrificadas, ambas joint-ventures com a CATL e a Huawei.
Hozon Auto
Oficialmente lançada em 2018, a marca Hozon Auto pertence a Hezhong New Energy, companhia fundada em 2014. Assim como a GAC Aion, a empresa obteve números expressivos de vendas de veículos elétricos, graças a compras de empresas de locação e transporte, além do fornecimento de frota para o setor público.
Li Auto
Uma startup de capital aberto, a Li Auto foi fundada em 2015. Uma das marcas mais conhecidas da China, produz SUVs elétricos. A companhia tem registrado números expressivos de vendas, com mais de 20 mil unidades comercializadas em abril e março de 2023.
Great Wall Motors
A Great Wall Motors (GWM) é uma fabricante privada fundada em 1984. Em 2003, ela se tornou a primeira empresa automotiva de capital aberto da China. A marca de eletrificados da companhia foi lançada em 2018. Em 2021, a GWM anunciou meta de 4 milhões de vendas anuais em 2025, dos quais 80% devem ser veículos elétricos.
NIO
Fundada em 2014, a NIO é uma startup de capital aberto. O primeiro veículo elétrico da marca foi lançado em 2016. Um dos elementos chaves da estratégia da empresa é a troca de baterias. A companhia tem investido em estações próprias, com planos de totalizar 3 mil pontos até 2025, e também na atuação em países europeus, como Noruega, Alemanha e Dinamarca.
XPeng
Fundada em 2014, a XPeng é uma empresa listada nas bolsas de Nova Iorque e Hong Kong. A companhia produz SUVs e sedans elétricos, além de investir no desenvolvimento de aeronaves elétricas por meio da Xpeng AeroHT.
Leapmotor
Fundada em 2015, a Leapmotor nasceu de uma companhia dedicada a equipamentos de segurança, a Dahua Technology. Até o momento, a marca lançou quatro modelos totalmente elétricos. A empresa contava com mais de 400 lojas em 150 cidades chinesas até meados do ano passado e tem planos de abrir concessionárias na Europa.
SAIC VW e FAW VW
Fundada em 1984, a SAIC VW é a primeira joint-venture estabelecida pela Volkswagen na China, além de ser a segunda parceria da história do país com uma fabricante automotiva estrangeira, superada apenas pela Jeep. Em 1991, a Volkswagen formou outra joint-venture, a FAW VW.
Os negócios foram firmados com duas das quatro maiores companhias chinesas do setor, a SAIC e a FAW Group. Com o crescimento do mercado chinês de veículos elétricos, a partir de 2015, ambas as marcas direcionaram negócios para a eletrificação.